La inmunidad del abogado y la Constitución de Brasil - Abogarte

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LA CONSTITUCIÓN DE BRASIL Y LA INMUNIDAD.-
Reza la Constitución del Brasil:
“Capítulo IV
DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
Seção III
Da Advocacia e da Defensoria Pública
Art. 133 -  O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercicio da profissão, nos limites da lei.”
Y la ley, a la que el constitucionalista se remite:
“LEI 8.906, de 04 de julho de 1994
Titulo I
DA ADVOGACIA
Capítulo I
DA ATIVIDADE DE ADVOGACIA
Art. 7º São direitos do advogado:…
X…3):
§ 2º O advogado tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação ou desacato puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele, sem prejuízo das sanções disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer.
§ 3º O advogado somente poderá ser preso em flagrante, por motivo de exercício da profissão, em caso de crime inafiançável, observado o disposto no inciso IV deste artigo”
O, en su versión en idioma castellano. LEY 8.906, del 4 de julo de 1994:
“…Art. 2º El abogado es indispensable para la administración de la justicia.
§1º En su ministerio privativo, el abogado presta servicio público y ejerce función social.
§2º En el proceso judicial, el abogado contribuye, en la postulación de decisión favorable a su cliente, al convencimiento del juez, y sus acciones constituyen encargo público.
§3º En ejercicio de la profesión, el abogado es inviolable por sus acciones y manifestaciones, en los límites de esta Ley…
Art. 6º No hay jerarquía ni subordinación entre abogados, magistrados y miembros del Ministerio Público, debiendo todos tratarse con consideración y respeto recíprocos.
Párrafo único – Las autoridades, los servidores públicos y los funcionarios de la justicia deben otorgar al abogado, en ejercicio de la profesión, tratamiento compatible con la dignidad de la abogacía y condiciones adecuadas para su desempeño.
Art. 7º Son derechos del abogado :
I - ejercer, con libertad, la profesión en todo el territorio nacional;
II - tener respetada, en nombre de la libertad de defensa y del sigilo profesional, la inviolabilidad de su bufete o local de trabajo, de sus archivos y datos, de su correspondencia y de sus comunicaciones, inclusive telefónicas o afines, salvo el caso de búsqueda o prensión determinada por magistrado y acompañada de un representante de la OAB;
III - comunicarse con sus clientes, personal y reservadamente, inclusive sin procuración, cuando éstos se hallaren presos, detenidos o recogidos en establecimientos civiles o militares, aún que considerados incomunicados;
IV - tener la presencia del representante de la OAB, cuando preso en flagrante, por motivo ligado al ejercicio de la abogacía, para la elaboración del auto respectivo, bajo pena de nulidad y, en los demás casos, la comunicación expresa a la seccional de la OAB;
V - no haber sido preso, antes de la sentencia transitada en juzgado, o en sala del Estado Mayor, con instalaciones y comodidades condignas, así reconocidas por la OAB y, en su falta, en prisión domiciliar;
VI - ingresar libremente:
a) en las salas de secciones de los tribunales, inclusive en las áreas restrictas que separan a los magistrados;
b) en las salas y dependencias de audiencias, secretarías, notarías, oficios de justicia, servicios notariales y de registro y, en el caso de delegaciones y prisiones, inclusive fuera del horario de trabajo e independientemente de la presencia de sus titulares;
c) en cualquier edificio o recinto en que funcione una repartición judicial u otro servicio público donde el abogado deba practicar acciones o recoger pruebas o informaciones útiles para el ejercicio de la actividad profesional, dentro del horario o fuera de él, y ser atendido, desde que se halle presente cualquier servidor o empleado;
d) en cualquier asamblea o reunión de que participe o pueda participar su cliente, o ante la cual éste deba compadecer, desde que provisto de poderes especiales;
VII - permanecer sentado o de pie y retirarse de cualquier local indicados en el inciso anterior, independientemente de permiso;
VIII - dirigirse directamente a los magistrados en las salas o bufete de trabajo, independientemente de la hora previamente marcada u otra condición, observándose el orden de llegada;
IX - sustentar oralmente las razones de cualquier recurso o proceso, en las sesiones de juzgamiento, después del voto del relator, en instancia judicial o administrativa, por el plazo de quince minutos, salvo sea concedido un plazo mayor;
X - hacer uso de la palabra por el orden, en cualquier juicio o tribunal, mediante intervención sumaria, para esclarecer equívoco o duda surgida con relación a los hechos, documentos o afirmaciones que influyeran en el juzgamiento, así como para replicar acusación o censura que le fueran echas;
XI - reclamar, verbalmente o por escrito, ante cualquier juicio, tribunal o autoridad, contra la inobservancia de precepto de ley, reglamento o régimen;
XII - hablar, sentado o de pie, en juicio, tribunal u organismo de deliberación colectiva de la Administración Pública o del Poder Legislativo;
XIII - examinar, en cualquier organismo de los Poderes Judicial y Legislativo, o de la Administración Pública en general, autos de procesos concluidos o en andamiento, inclusive sin procuración, cuando no estuvieran sujetos a sigilo, asegurada la obtención de copias, pudiendo tomar anotaciones;
XIV - examinar en cualquier reparto político, inclusive sin procuración, autos de flagrante y de indagación, o en andamiento, aún que concluido por la autoridad, pudiendo copiar segmentos y tomar anotaciones;
XV - tener acceso a los procesos judiciales o administrativos de cualquier naturaleza, en notaría o en la repartición competente, o retirarlos por los plazos legales;
XVI - retirar autos de procesos concluidos, inclusive sin procuración, por el plazo de diez días;
XVII - ser públicamente desagraviado, cuando ofendido en el ejercicio de la profesión o en razón de ella;
XVIII - usar los símbolos privativos de la profesión de abogado;
XIX - rehusarse a declarar como testigo en proceso en el cual tuvo una función o deba tener una función, sobre el hecho relacionado con la persona de quien sea o fue abogado, inclusive cuando autorizado o solicitado por el cliente, así como sobre el hecho que constituya sigilo profesional;
XX - retirarse del recinto donde se encuentre aguardando promulgación para acción judicial, después de treinta minutos del horario designado y al cual todavía no haya compadecido la autoridad que deba presidirlo, mediante comunicación protocolizada en juicio…
§2º El abogado tiene inmunidad profesional, no constituyendo injuria, difamación o desacato punibles cualquier manifestación de su parte, en el ejercicio de su actividad, en juicio o fuera de él, sin impedimento de las sanciones disciplinarias delante de la OAB, por los excesos que cometa.
§3º El abogado solamente podrá ser preso flagrante, por motivo de ejercicio de la profesión en caso de crimen no afianzable, observando lo dispuesto en el inciso IV de este artículo.
§4º El Poder Judicial y el Poder Ejecutivo deben instalar, en todos los juzgados, forum, tribunales, delegaciones de policía, salas especiales permanentes para los abogados, con uso y control asegurados por la OAB.
§5º En el caso de ofensa a un inscrito en la OAB, en ejercicio de la profesión o de cargo o función de un organismo de la OAB, el consejo competente debe promover el desagravio público del ofendido, sin impedimento de la responsabilidad criminal en que incurra el infractor”.
Por ley se sancionó más tarde la protección del despacho:
LEI Nº 11.767, DE  7 DE AGOSTO DE 2008.
Mensagem de veto Altera o art. 7o da Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994, para dispor sobre o direito à inviolabilidade do local e instrumentos de trabalho do advogado, bem como de sua correspondência.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no  exercício  do  cargo  de  PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o  O art. 7o da Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 7o  ........
II – a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia;
§ 5o  (VETADO)
§ 6o  Presentes indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte de advogado, a autoridade judiciária competente poderá decretar a quebra da inviolabilidade de que trata o inciso II do caput deste artigo, em decisão motivada, expedindo mandado de busca e apreensão, específico e pormenorizado, a ser cumprido na presença de representante da OAB, sendo, em qualquer hipótese, vedada a utilização dos documentos, das mídias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informações sobre clientes.
§ 7o  A ressalva constante do § 6o deste artigo não se estende a clientes do advogado averiguado que estejam sendo formalmente investigados como seus partícipes ou co-autores pela prática do mesmo crime que deu causa à quebra da inviolabilidade.
§ 8o   (VETADO)
§ 9o   (VETADO)
Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília,  7  de  agosto  de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
Tarso Genro
José Antonio Dias Toffoli
Este texto não substitui o publicado no DOU de 8.8.2008
MENSAJE DE VETO
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
MENSAGEM Nº 594, DE 7 DE AGOSTO DE 2008.
Senhor Presidente do Senado Federal,
Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1o do art. 66 da Constituição, decidi vetar parcialmente, por razões de interesse público, o Projeto de Lei no 36, de 2006 (no 5.245/05 na Câmara dos Deputados), que “Altera o art. 7o da Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994, para dispor sobre o direito à inviolabilidade do local e instrumentos de trabalho do advogado, bem como de sua correspondência”.
Ouvidos, o Ministério da Justiça e a Advocacia Geral da União manifestaram-se pelo veto aos seguintes dispositivos:
§§ 5º, 8o e 9o do art. 7o da Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994, alterado pelo art. 1o do Projeto de Lei
§ 5º
“§ 5o  São instrumentos de trabalho do advogado todo e qualquer bem móvel ou intelectual utilizado no exercício da advocacia, especialmente seus computadores, telefones, arquivos impressos ou digitais, bancos de dados, livros e anotações de qualquer espécie, bem como documentos, objetos e mídias de som ou imagem, recebidos de clientes ou de terceiros.”
Razões do veto
“A definição de instrumentos de trabalho, ao compreender ‘documentos, objetos e mídias de som ou imagem, recebidos de clientes ou de terceiros’, pode ensejar conseqüências indesejadas: de um lado, clientes investigados poderiam, utilizando-se de artifício que extrapola os limites da relação cliente-advogado, valer-se da norma em questão para ocultar provas de práticas criminosas; de outro lado, a obtenção legítima de provas em escritórios de advocacia poderia ficar prejudicada, pois aumentaria sensivelmente a possibilidade de ataque à licitude das provas por sua potencial vinculação a ‘clientes ou terceiros’.”
§ 8o
“§ 8o  A quebra da inviolabilidade referida no § 6o deste artigo, quando decretada contra advogado empregado ou membro de sociedade de advogados, será restrita ao local e aos instrumentos de trabalho privativos do advogado averiguado, não se estendendo aos locais e instrumentos de trabalho compartilhados com os demais advogados.”
Razões do veto
“A redação proposta para o § 8o contém comando que pode inviabilizar a investigação criminal na hipótese de arquivos e documentos compartilhados em um escritório de advocacia. Ademais, a supressão do dispositivo em nada altera o resguardo do exercício profissional, uma vez que o acesso aos instrumentos de trabalho compartilhados em um escritório de advocacia não poderá extrapolar os limites do mandado judicial.”
§ 9º
“§ 9o  No caso de ofensa a inscrito na OAB, no exercício da profissão ou de cargo ou função de órgão dessa entidade, o conselho competente promoverá o desagravo público do ofendido, sem prejuízo da responsabilidade criminal em que incorrer o infrator.”
Razões do veto“O veto ao § 5o do presente projeto mantém a vigência de sua redação atual na Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994, cujo conteúdo é idêntico ao § 9o. Assim, a fim de se evitar duplicidade de dispositivo legal, faz-se necessário o veto a este último parágrafo.”
Essas, Senhor Presidente, as razões que me levaram a vetar os dispositivos acima mencionados do projeto em causa, as quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.
Este texto não substitui o publicado no DOU de  8.8.2008



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